- Reconhecer benefícios, limitações e aspectos
éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
- Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem
de recursos naturais, energéticos ou matérias- primas, considerando
processos biológicos, químicos
ou físicos neles envolvidos.
- Associar alterações ambientais a processos produtivos ou ações da ciência e tecnologia à degradação ou preservação do
ambiente.
- Associar alterações, prejuízos, conseqüências e benefícios oriundos da
radiatividade e da energia nuclear.
- Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a
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Relação de dados sobre
a concentração de soluções expressas nas unidades: g/l e
percentagem em massa.
Classificação das soluções em diluídas ou concentradas, de acordo com a
quantidade relativa entre o soluto e o
solvente.
Associação das reações
químicas aos processos exotérmicos e endotérmicos, buscando também a
diferenciação entre esses processos.
Realização de cálculos para
análise da lentidão ou rapidez das ocorrências de reações químicas, levando em consideração a grandeza
velocidade.
Reconhecimento da importância do deslocamento do equilíbrio para vários processos biológicos.
Classificação através de cálculos logaritmos
das soluções em ácidas, básicas ou neutras
Compreensão da produção,
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Discussão sobre o uso,
a composição e apresentação da fórmula química
dos diferentes tipos de água (água
mineral, água destilada, água sanitária, água boricada, água doce, água
do mar, entre outros).
Visita (se possível) à Estação de Tratamento de Água da região para observação e registro dos processos
químicos e físicos aplicados para tratamento de água de abastecimento.
Leitura de textos retirados de revistas e/ou internet sobre a poluição das águas de rios,
principalmente metais pesados, suas conseqüências e medidas de concentração de risco em ppm.
Procedimentos para
preparação de soluções cuja
concentração se relaciona à saúde pública, como nos casos
de soro caseiro e desinfecção de água por cloração com água sanitária.
Atividade prática para investigação de concentração de soluções através da análise volumétrica (titulação).
Apresentação de substâncias que são
solúveis em água (polaridade) com exemplos práticos e a função
do sabão.
Levantamento de processos exotérmicos e endotérmicos que ocorrem no cotidiano e a percepção da energia envolvida na
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Observação, registro e análise:
ØØ da
compreensão sobre a existência de diferentes soluções no nosso cotidiano;
ØØ da capacidade de resolver
problemas envolvendo cálculos de concentração de soluções;
ØØ da
participação dos alunos nas problematizações e demais discussões que
surgirem onde contribua com
ideias e inferências;
ØØ de
anotações de sínteses das discussões a respeito dos temas em estudo;
ØØ da resolução de problemas e exercícios e, participação em proposições coletivas;
ØØ de
desenhos e gráficos explicativos de fenômenos.
Relatórios de visita à Estação de Tratamento de Água.
Relatório de aulas práticas realizadas em laboratório de ciência ou outrem.
Resolução de atividades em grupo e individuais.
Provas escritas e outras estratégias de avaliação que
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