AVISO ANI
FUNDAMENTAL
quarta-feira, 25 de julho de 2012
sábado, 21 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
PLANO GERAL DE MATEMÁTICA EJA II MÓDULO II
PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE 5º A 8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes
de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA.EF II Ensino
Fundamental de 5º A 8º Sala
02
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
Metodologia
|
Recursos
Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para
compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico,
grego, Maia e Romano.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado.
Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.
|
Compreender a matemática como construção humana,
relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,
Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio
de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e
procedimentos matemáticos.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais, inteiros e racionais.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais para os números , inteiros e racionais.
|
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos
apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do
tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e
analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da
historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao
longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a
construção de argumentação.
Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a
importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria
na Realidade.
Identificar e interpretar conceitos e procedimentos
matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para
construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a
resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos
matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria,
utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Identificar, interpretar e representar os números naturais inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e
racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e
racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na
construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza.
Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente
a problemas da realidade.
|
A
disciplina será desenvolvida através de:
-
aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de
livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da
disciplina;
-
análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de
experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
-
preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos
de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino
Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
-
seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
-
seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na
preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência
entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir
dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências,
propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares
serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao
longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao
longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e
uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na
disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um
relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das
práticas de ensino.
|
Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
|
A avaliação será de forma continuada, onde o professor
fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua
participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos
contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta
conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.
|
Carga Horária
180 Horas
|
Professor:
Eticildo Lopes de Oliveira Rio Branco –Ac. 16 de Julho de 2012
sexta-feira, 13 de julho de 2012
PLANO GERAL DE QUÍMICA DA EJA II MÓDULO IV - SEGUNDO SEMESTRE.
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
Professor: Eticildo Lopes de
Oliveira Rio Branco 13 de Julho de 2012
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
Metodologia
|
Recursos
Didáticos
|
Avaliação
|
Carga horária
|
Química Orgânica:
- Introdução e histórico.
- Estudo do carbono, cadeias carbônicas.
Hidrocarbonetos alifáticos:
- Conceitos, estruturas e exemplos.
Hidrocarbonetos cíclicos:
-Conceitos, estruturas e exemplos.
Compostos Oxigenados:
-Conceitos estruturas, classificação e exemplos.
Compostos Nitrogenados:
Conceitos, estruturas propriedades e exemplos.
Isomeria:
Isomeria Espacial; Isomeria Plana.
|
Distinguir a Química Orgânica da Inorgânica através das
diferentes linguagem e expressões.
Dispor dos conceitos e nomenclatura usuais e oficiais para
identificar os produtos comerciais com os seus respectivos nomes científicos.
Diferenciar e aplicar as tecnologias associada à química
relevante para a vida.
Reconhecer a ciência como inconclusa em busca de relações
harmônicas entre os homens e o meio (naturais ou sintéticos).
Interpretar a relação que os compostos Orgânicos fazem uns
com os outros a partir de suas estruturas
|
Reconhecer o elemento carbono
como fundamental para formação de compostos orgânicos.
Identificar e diferenciar dentre
as varias substanciais estudadas, os que são compostos orgânicos e os que são
inorgânicos.
Reconhecer as formula e os nomes
dos principais hidrocarbonetos e demais compostos, usando a nomenclatura
usual e a recomendada pala IUPAC.
Classificar as cadeias
carbônicas de acordo com suas disposições de números de carbonos, ramificação
de heteroátomo e de saturação.
Relacionar a importância social
e econômica dos combustíveis ou recursos minerais, identificando riscos e
possíveis danos decorrente de sua produção e uso.
Identificar componentes
orgânicos utilizados como matéria prima em produções industriais.
Distinguir pelas disposições das
cadeias carbônicas os tipos de isomeria e suas respectivas classificações.
Reconhecer a partir da formulas
molecular e do nome dos compostos, as formulas estruturais dos possíveis
isômeros de umas dadas substanciais.
|
Explanar aos alunos sobre
objetos ou produtos que caracterizam compostos orgânicos: plásticos, algodão,
açúcar, óleo, sapatos etc. além do mais demonstrar que os gases metano e
propano estão presentes em isqueiros e que os gases sob pressão transformam
em liquido; dissertar sobre onde encontrar alguns ácidos orgânicos: lático,
cítrico, acético, fórmico.
|
Quadro Branco
Pincel
Tabela peródica |
Será feita em forma continuada
de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e testes de fixação,
através de textos de contextualização.
|
60 Horas
|
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Previsão do inicio do segundo semestre de 2012
O inicio do segundo semestre da EJA tem sua previsão para o dia 16 de julho de 2012.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Encerramento da Turma de EJA II Módulo II
A conteceu ontem na Escola Raimundo Gomes de Oliveira o Encerramento do Semestre da Turma da EJA II Módulo II. MATEMÁTICA E CIÊNCIA, professor: Eticildo e Professora: Tamara.
Não houve reprovação, a confratenização foi aos moldes dos anos 60.
Não houve reprovação, a confratenização foi aos moldes dos anos 60.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
PREVISÃO DO ENCERRAMENTO DO SEMESTRE NOTURNO DA EJA.
Previsão de Encerramento do primeiro semestre de 2012 será no dia 10 de junho.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Mais fotos do 4º Projeto Leitura de Mundo “Meu Brasil Brasileiro”
Assinar:
Postagens (Atom)