AVISO ANI

❗. ❗ ❗. ❗

FUNDAMENTAL

EJA 2023

sábado, 17 de outubro de 2015

VAMOS CURTIR

LINK PARA CURTIR


CLICK NO LINK  E CURTA O BLOG DA ESCOLA.  
Basta click no link a baixo.
vai aparecer on.fb.me  ou no Link Azul
http://on.fb.me/1kek5B4
e é só click esta na pagina para curtir

ON.FB.ME

CURTA NOSSO BLOG NA PAGINA FACEBOOK/VIVERCIENCIA - LINK ABAIXO.

Curta o Blog da Escola Raimundo Gomes de Oliveira. Link 


http://on.fb.me/1kek5B4

SUCESSO TOTAL - VII PROJETO LEITURA DE MUNDO - À VIDA À LUZ DA CIÊNCIA..



EJA II  MÓDULO  II

EJA II MÓDULO II









sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CURTA O BLOG DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA.

LINK PARA CURTIR


COPIE O LINK ABAIXO E COLE NO SEU NAVEGADOR E VÁ NA NO BLOG DA ESCOLA ONDE TEM A FOTO DO OSLENO E CURTA. 

https://www.facebook.com/Concurso-de-Blog-Viver-Ci%C3%AAncia-2015-554036481416327/

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Concurso de blog educacional

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Concurso de blog educacional. escolargo.blogspot.com.br

HOJE! - VII - PROJETO LEITURA DE MUNDO - A VIDA À LUZ DA CIÊNCIA.

Hoje a partir das 18:00 horas nas dependências da Escola Raimundo Gomes de Oliveira. Apresentação do VII Projeto Leitura de Mundo - A vida a luz da ciência.
Vários estandes. Praça de Alimentação.
Você comunidade é o nosso convidado especial.
Não perca esta oportunidade de conhecer os trabalhos apresentado do VII Projeto da escola.  

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA ESTA ENTRE AS DEZ NO CONCURSO DE BLOG DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE. - A votação acontecerá no período de 16 a 22 de outubro na página da rede social do evento: https://www.facebook.com/viverciencia2015. Cada curtida vale um ponto e a premiação dos participantes será feita no final da tarde do dia 22 de outubro. Participe, vote no melhor blog e faça campanha para o melhor blog!!!


 
A Secretaria de Estado de Educação e Esporte, junto com diversas instituições parceiras, estará realizando a Mostra Acreana de Educação,Ciência, Tecnologia e Inovação, nos dias 21 e 22 de outubro. Dentre as diversas ações que serão desenvolvidas no ViverCiência, temos o Concurso de Blog Educacional.
 
Na primeira etapa participaram 53 escolas, das quais foram classificadas 10 para concorrer à seguinte premiação:
 
1° lugar:  R$ 1.000,00
2° lugar:  R$    600,00
3° lugar:  R$    400,00
 
Queremos agradecer, pelo empenho e compromisso, aos gestores das 53 escolas que participaram do Concurso de Blog Educacional, trabalhando conosco para divulgar as ações pedagógicas institucionais dessas unidades escolares.
 
As 10 escolas classificadas para a etapa final do Concurso:
 

OS PREPARATIVOS PARA A VII EXPOSIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO - Á VIDA A LUZ DA CIÊNCIA. ENCONTRA-SE A TODO VAPOR PARA A SUA CULMINÂNCIA NESTA SEXTA FEIRA DIA 16 DE OUTUBRO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

sábado, 26 de setembro de 2015

A importância histórica e tecnológica da agricultura no Brasil e a plantação de milho em larga escala no Acre. EJA II - MÓDULO II

A importância histórica e tecnológica da agricultura no Brasil e a plantação de milho em larga escala no Acre.
Segmento: EJA II   Módulo  II
Disciplina: Ciências
Professor: Eticildo Lopes de Oliveira

TEMA: A Evolução da Agricultura no Brasil e o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer a evolução histórica/tecnológica da agricultura no Brasil a implantação da agricultura Sustentável no Estado do Acre e destacando sua importância para a economia brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender a importância e a evolução tecnológica empregada na agricultura do Brasil;
- Conhecer a evolução/passagem da monocultura para a diversificação da produção;
-  analisar os aspectos da produção agroecológica no baixo acre;
- Conhecer as políticas públicas para a implementação da agricultura no Estado do Acre através da plantação de milho.

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem a intenção de levar através da pesquisa e análise de textos, o conhecimento da evolução e a modernização da agricultura brasileira ao longo dos tempos, compreendendo os avanços tecnológicos e científicos utilizados nesta atividade como forma de atender a demanda crescente por alimentos. E conhecer o papel das associações e cooperativas com implementação das políticas públicas, que visam o crescimento da agricultura através da plantação de milho em larga escala Estado do Acre.


CONTEÚDOS:
Agricultura brasileira desde o descobrimento até o final dos anos de 1960;
Agricultura brasileiras da década de 1960 até os dias atuais;
Introdução de novos conceitos no meio rural;
Alterações provocadas no mundo do trabalho no campo, a partir da chegada de novas tecnologias;
A modernização da Agricultura brasileira;

Plantação do milho em larga escala no nosso estado.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas para construir conceitos de agropecuária;
Leitura, interpretação de textos e vídeos visando identificar alterações provocadas no mundo do trabalho no campo, a partir da chegada de novas tecnologias e conhecer a diferença entre: agricultura familiar e agronegócio.

ATIVIDADES PROPOSTAS
Atividade 1
- Textos Evolução da Agricultura no Brasil. (Período entre 1500 a 1960, Ciclo da Cana de açúcar; período após 1960 até os dias atuais.)
Dividir a turma em grupo para leitura e analise da sequência da evolução no decorrer do período;
Pesquisar palavras desconhecidas;
Intervenções orais a ser realizada pelo professor aos alunos, para saber qual a compreensão dos mesmos, em relação ao texto trabalhado.
Produção coletiva do gráfico dos principais períodos e  avanços tecnológicos da agricultura no Brasil;
Atividade 2
-Leitura e debate do texto/vídeo abaixo:
 A revolução da Agricultura do Acre. (Nos últimos 15 anos, entre 1998 a 2013; Lavoura do milho no estado).

Atividade 3
Pesquisa sobre o Acre hoje e seu desenvolvimento sustentável;
Socialização da pesquisa realizada;

Atividade 4
Leitura e debate de textos/vídeos relativos à plantação de milho em larga escala no Estado do Acre.

Dividir a turma em grupos para elaboração e confecção de cartazes sobre a produção de milho no Acre.

Atividade 5
Produção do vídeo com os alunos

Atividade 6
Organização da sala de vídeo.

PRODUTO FINAL
- Gráfico dos principais períodos e  avanços tecnológicos da agricultura no Brasil;
- Cartazes da Produção de Milho no Estado do Acre;
- Produção de vídeo sobre o tema com a locução dos alunos;
- Sala de vídeo com a temática; 


CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES REALIZADAS
DATAS
Apresentação do projeto
17.08.2015
Pesquisa e elaboração do projeto
19.08.2015
a
14.10.2015
Culminância do Projeto
16.10.2015

AVALIAÇÃO
            A avaliação será continuada e cumulativa, observando a participação individual e em grupos dos alunos nas atividades de pesquisa, estudo, organização e apresentação do trabalho da turma.



PROFESSOR: TRAZER O ANEXO DOS TEXTOS!
LISTAGEM DE MATERIAL
02- Tesouras;
04- Cartolinas brancas
04- Cartolinas azuis
02- Pincéis atômicos pretos
01- Pincéis atômicos vermelhos
01-Tubo de Cola Branca
04- Isopor


Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19