Convidamos todos os funcionários e professores da escola RGO, para a primeira reunião geral, no dia 04/02/2016 às 18h30min. A presença de todos é indispensável.
Equipe Gestora
CAPACIDADE
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CONTEUDOS
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PROPOSTAS DE ATIVIDADE
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RECURSOS DIDATICOS
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
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• Compreender
os processos envolvidos no funcionamento das células dos organismos vivos, de
modo a refletir sobre os níveis de organização da vida.
• Compreender
o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana,
valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de
autoestima e de respeito do outro.
• Reconhecer
funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas
disfunções ou doenças a eles relacionadas.
• Analisar
o funcionamento de métodos anticoncepcionais, reconhecendo a importância de
alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
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• Análise
da relação das células eucarióticas e dos procariotas.
• Leitura
e interpretação de textos diversos.
• Noções
sobre o desenvolvimento sexual humano.
• Caracterização
da puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva
humana e que produz mudanças físicas e emocionais.
• Conceito
de adolescência e suas variações em diferentes.
• Descrição
das etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozoides na ejaculação
para explicar a possibilidade de gravidez e a disseminação de DST/AIDS, na
ausência de preservativos durante relações sexuais.
• Descrição
dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários
métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de
preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
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• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a Origem da vida.
• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a
reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
• Introdução
ao assunto sobre Tecidos, caracterizando sua origem, função, tipos de tecidos
e sua importância para o funcionamento do organismo.
• Levantamento
do que os alunos já sabem sobre sexualidade, reprodução humana, mudanças que
ocorrem no corpo nesta fase (em forma de conversa ou de questões escritas).
• Uso
de torso humano, pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para
reconhecimento e identificação dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
• Descrição
dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários
métodos anticoncepcionais estabelecendo relações entre o uso de
preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
• Estudo
das principais doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção,
utilizando-se de textos, esquemas, imagens e explicações.
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Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
Coleção de Caderno de EJA
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A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas
exposições das atividades em sala de aula.
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• Associar
problemas de saúde a sintomas, testes diagnósticos simples ou possíveis
consequências da automedicação.
• Relacionar
saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e
outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.
• Valorizar
os conhecimentos de genética de modo a reconhecer as chances de certas
características serem herdadas e utilizar esses conhecimentos em situações
reais.
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• Discussão
sobre a importância do autocuidado.
• Relação
das atividades e funções de coordenação e regulação do organismo,
considerando o perigo potencial do uso de drogas.
• Conhecimento
da genética na sua vida cotidiana, entendendo assim o porquê das
características herdadas passadas de geração a geração;
• Conhecimento
do avanço da ciência no que diz respeito à engenharia genética e manipulação
de genes, clonagem e células-tronco;
• Entende
que os genes são responsáveis pelas características herdadas e que se
encontram no interior do núcleo das células.
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• Pesquisa
sobre as atividades e funções de coordenação e regulação do organismo,
considerando o perigo potencial do uso de drogas.
• Reconhecer
função e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas
disfunções, características, destacando a importância de cada um e doenças a
eles relacionadas.
• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a
reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
• Pesquisas sobre à engenharia genética e
manipulação de genes.
• Levantar o que os alunos sabem
sobre os materiais usados em seu cotidiano, com o objetivo de indicar objetos
comuns presentes na vida do aluno (peça de vestuário, mobiliário, lápis, giz,
caneta, tinta usada na parede, lixeira, cadeira etc.) e formular hipóteses
sobre de que material, ou materiais, cada um ele é feito.
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• Relacionar
diferentes explicações para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva
história do conhecimento científico;
• Estabelecer
relações transformações culturais e conhecimento científico e tecnológico;
• Compreender
a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos
corretos e necessários daqueles prejudicais ao equilíbrio da natureza e ao
homem.
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A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições
das atividades em sala de aula.
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CAPACIDADE
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CONTEUDOS
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PROPOSTAS DE ATIVIDADE
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RECURSOS DIDATICOS
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
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Números e operações
. Utilizar as regras do sistema de numeração
decimal para ler, escrever, comparar e ordenar números naturais com o uso das
regras do sistema de numeração decimal (SND).
. Formular e resolver situações-problema que
envolve diferentes significados das Operações fundamentais utilizando números
naturais.
. Desenvolver
procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — identificando
e usando regularidades dos fatos fundamentais, propriedades das operações,
usando estratégias de antecipação e verificação de resultados.
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. Leitura e
produção de escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer
ordem de grandeza pela compreensão e utilização das regras do sistema de
numeração decimal (SND).
• Análise, interpretação, formulação e
resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados da
adição e subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais.
• Resolução das operações com números
naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias
convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
• Desenvolvimento de estratégias de
verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da
calculadora.
• Calcular o valor numérico de uma
expressão numérica;
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. Atividades que permitam ao aluno reconhecer
números naturais nas funções de contagem, de ordem, de medida e de código em
situações do cotidiano ou em outras áreas do conhecimento. Números naturais.
Atividades em que
o aluno possa comparar ordenar, ler e escrever números naturais de qualquer
ordem de grandeza, pelo uso de regras e símbolos que caracterizam o sistema
de numeração decimal.
• Analise, interpretação e resolução
de situações-problema que envolvem os diferentes significados da adição e da
subtração como de combinação, transformação e comparação, para que os alunos
precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
• Analise, interpretação e resolução
de situações-problema que envolve os diferentes significados da multiplicação
ou divisão com números naturais de qualquer ordem de grandeza, para que os
alunos precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
• Formulação de situações-problema que
podem ser resolvidas por meio de adição ou subtração, multiplicação e divisão
utilizando desenhos, calculadoras, etc.
• Atividades que permitam ao aluno
fazer estimativas de resultados adição e subtração, multiplicações e
divisões, com números de qualquer ordem de grandeza, em seguida de resolver
essas situações, comparar com as estimativas e de validar o resultado com a utilização
de uma calculadora.
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ü Atividades de leitura e escrita xerocadas
ü Livros didáticos
ü Pesquisas
ü Data show
ü Pincel quadro
ü Murais
ü Computador
ü TV vídeo
ü Som microfone
ü Internet
ü Passeios extra classe
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·
Compreende
os enunciados: se há palavras desconhecidas, se ele efetivamente os
compreendeu e se sabe o que deve buscar.
·
Formula
problemas que podem ser resolvidos por adição e subtração, multiplicação e
divisão e com quais significados ele usa essas operações;
·
Compara,
ordena, lê e escreve um número natural de qualquer ordem de grandeza;
·
Fazer
estimativas de resultados de adições e subtrações, multiplicações e divisões
com números de qualquer ordem de grandeza, se resolve essas situações,
compara com as estimativas e valida o resultado com o uso de uma calculadora;
·
Utiliza
propriedades da multiplicação (ou divisão), em especial a propriedade
distributiva, com objetivo de facilitar os cálculos;
Desenvolve
procedimentos de cálculo relativos às operações envolvendo cálculo mental,
escrito, estimativa ou uso de calculadora e de algoritmos convencionais.
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. Compreender o conceito de número inteiro,
referente ao conjunto Z.
Identificar
números positivos e números negativos e localizá-los na reta numérica.
Utilizar no
contexto social diferentes significados e representações dos números
inteiros.
Resolver
situações-problema com números inteiros envolvendo as operações (adição,
subtração, multiplicação e divisão).
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. Reconhecimento e
exploração de diferentes significados dos números inteiros positivos e
negativos como aqueles que indicam falta, diferença, orientação e
deslocamento entre dois pontos em situações contextualizadas.
. Localização de
números inteiros na reta numérica.
. Comparação e
ordenação de números inteiros (positivos e negativos).
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. Situações em que
o aluno possa reconhecer e ler um texto que contenha números inteiros
positivos e negativos tais como extrato bancário, mudanças de temperatura,
elevador, perdas e ganhos em jogos, entre outras.
. Atividades em
que o aluno possa localizar um número inteiro na reta numérica e intervalos
numéricos.
. Atividades em
que o aluno possa comparar, ordenar, ler e escrever números inteiros
positivos ou negativos.
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• Representações dos números racionais
na forma fracionaria e decimal em situações do cotidiano.
• Leitura e produção de escrita,
comparação e ordenação de números racionais nas suas representações
fracionária e decimal.
• Resolução de situações - problema
que envolvam números racionais com significados de parte/todo, quociente,
razão.
• Resolução das operações com números
racionais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias
convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
• Análise, interpretação, formulação,
resolução e validação de respostas em situações-problema, compreendendo
diferentes significados das operações dos campos aditivos e multiplicativos,
envolvendo números naturais, números inteiros e números racionais.
• Reconhecimento de que diferentes
situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de que
diferentes operações podem resolver um mesmo problema.
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• Situações em que os alunos possam
interpretar e representar a localização de um objeto ou pessoa através de
desenhos.
• Situações em que os alunos possam
usar coordenadas para localização ou indicação de movimentação de pontos ou
pessoas.
Situações que
permitam ao aluno analisar plantas, croquis, mapas e identificar a posição de
pontos e objetos no espaço analisado e identificar deslocamentos de pontos ou
objetos no espaço em relação a si próprio e/ou outros referencias.
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