AVISO ANI

❗. ❗ ❗. ❗

FUNDAMENTAL

EJA 2023

sábado, 26 de setembro de 2015

A importância histórica e tecnológica da agricultura no Brasil e a plantação de milho em larga escala no Acre. EJA II - MÓDULO II

A importância histórica e tecnológica da agricultura no Brasil e a plantação de milho em larga escala no Acre.
Segmento: EJA II   Módulo  II
Disciplina: Ciências
Professor: Eticildo Lopes de Oliveira

TEMA: A Evolução da Agricultura no Brasil e o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer a evolução histórica/tecnológica da agricultura no Brasil a implantação da agricultura Sustentável no Estado do Acre e destacando sua importância para a economia brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender a importância e a evolução tecnológica empregada na agricultura do Brasil;
- Conhecer a evolução/passagem da monocultura para a diversificação da produção;
-  analisar os aspectos da produção agroecológica no baixo acre;
- Conhecer as políticas públicas para a implementação da agricultura no Estado do Acre através da plantação de milho.

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem a intenção de levar através da pesquisa e análise de textos, o conhecimento da evolução e a modernização da agricultura brasileira ao longo dos tempos, compreendendo os avanços tecnológicos e científicos utilizados nesta atividade como forma de atender a demanda crescente por alimentos. E conhecer o papel das associações e cooperativas com implementação das políticas públicas, que visam o crescimento da agricultura através da plantação de milho em larga escala Estado do Acre.


CONTEÚDOS:
Agricultura brasileira desde o descobrimento até o final dos anos de 1960;
Agricultura brasileiras da década de 1960 até os dias atuais;
Introdução de novos conceitos no meio rural;
Alterações provocadas no mundo do trabalho no campo, a partir da chegada de novas tecnologias;
A modernização da Agricultura brasileira;

Plantação do milho em larga escala no nosso estado.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas para construir conceitos de agropecuária;
Leitura, interpretação de textos e vídeos visando identificar alterações provocadas no mundo do trabalho no campo, a partir da chegada de novas tecnologias e conhecer a diferença entre: agricultura familiar e agronegócio.

ATIVIDADES PROPOSTAS
Atividade 1
- Textos Evolução da Agricultura no Brasil. (Período entre 1500 a 1960, Ciclo da Cana de açúcar; período após 1960 até os dias atuais.)
Dividir a turma em grupo para leitura e analise da sequência da evolução no decorrer do período;
Pesquisar palavras desconhecidas;
Intervenções orais a ser realizada pelo professor aos alunos, para saber qual a compreensão dos mesmos, em relação ao texto trabalhado.
Produção coletiva do gráfico dos principais períodos e  avanços tecnológicos da agricultura no Brasil;
Atividade 2
-Leitura e debate do texto/vídeo abaixo:
 A revolução da Agricultura do Acre. (Nos últimos 15 anos, entre 1998 a 2013; Lavoura do milho no estado).

Atividade 3
Pesquisa sobre o Acre hoje e seu desenvolvimento sustentável;
Socialização da pesquisa realizada;

Atividade 4
Leitura e debate de textos/vídeos relativos à plantação de milho em larga escala no Estado do Acre.

Dividir a turma em grupos para elaboração e confecção de cartazes sobre a produção de milho no Acre.

Atividade 5
Produção do vídeo com os alunos

Atividade 6
Organização da sala de vídeo.

PRODUTO FINAL
- Gráfico dos principais períodos e  avanços tecnológicos da agricultura no Brasil;
- Cartazes da Produção de Milho no Estado do Acre;
- Produção de vídeo sobre o tema com a locução dos alunos;
- Sala de vídeo com a temática; 


CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES REALIZADAS
DATAS
Apresentação do projeto
17.08.2015
Pesquisa e elaboração do projeto
19.08.2015
a
14.10.2015
Culminância do Projeto
16.10.2015

AVALIAÇÃO
            A avaliação será continuada e cumulativa, observando a participação individual e em grupos dos alunos nas atividades de pesquisa, estudo, organização e apresentação do trabalho da turma.



PROFESSOR: TRAZER O ANEXO DOS TEXTOS!
LISTAGEM DE MATERIAL
02- Tesouras;
04- Cartolinas brancas
04- Cartolinas azuis
02- Pincéis atômicos pretos
01- Pincéis atômicos vermelhos
01-Tubo de Cola Branca
04- Isopor


Nenhum comentário:

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19