Governo
do Estado do Acre
Secretaria
de Estado de Educação e Esporte
Escola
Raimundo Gomes de Oliveira
Plano
de Curso de Química EJA II Módulo IV
Professor:
Eticildo Lopes de Oliveira
Carga
Horaria: 60 Horas aulas
Ano
Letivo 2014 Segundo Semestre
CAPACIDADE
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CONTEÚDOS
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PROPOSTAS DE ATIVIDADE
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RECURSOS DIDATICOS
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
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Desenvolver conhecimento de química orgânica, a
partir do estudo de hidrocarbonetos, identificando sua presença no mundo
contemporâneo.
Interpretar a relação que os compostos orgânicos
fazem uns com os outros a partir de suas propriedades.
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Caracterização dos compostos orgânicos, histórico
do desenvolvimento da química orgânica e sua importância cientifica e
tecnológica.
Classificação de cadeias carbônicas e de carbonos.
Aplicação da nomenclatura IUPAC para identificar
hidrocarbonetos, e moleculares.
Utilização do petróleo como energia não renovável
e analise de crise energética mundial.
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Representação de moléculas orgânicas procurando
mostrar a estrutura tetraédrica do carbono e sua representação simplificada.
Estudo para descobrir a formação de gás metano e
sua relação com o funcionamento de biodigestores.
Pesquisas sobre destilação fracionada do petróleo
para obtenção de derivados (hidrocarbonetos).
Resolução de exercício de química orgânica em
grupo para a aprendizagem da nomenclatura IUPAC e construção de formulas
estruturais e moleculares.
Estudo da combustão de derivados de petróleo e
sua relação com a poluição atmosférica.
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Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
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A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas
exposições das atividades em sala de aula.
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Reconhecer e nomear e representar as formulas de
compostos de diferentes hidrocarbonetos, funções orgânicas oxigenadas
nitrogenadas halogênicas e compreender papel e os efeitos dos diferentes
compostos presentes nos alimentos substancias licitas e bebidas alcoólicas;
as ilícitas como as drogas psicoativas no organismo humano.
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O estudo dos Hidrocarbonetos seus grupos
funcionais: Alcanos; Alcenos; Alcinos; Alcadienos e Ciclanos.
Funções Oxigenadas: Álcoois; Fenóis; Éteres;
Ácidos Carboxílicos.
Funções nitrogenadas: Aminas; Amidas; Nitrilas,
Isonitrilas e Nitro compostos.
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Elaboração de quadro síntese com funções
orgânicas, grupos funcionais e particularidades da nomenclatura, após estudo
analítico das funções oxigenadas nitrogenadas e halogenadas.
Exercício em grupos para nomear, construir
formulas estruturais, descobrir formulas moleculares e identificar funções de
compostos orgânicos.
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Conhecer a variedade de estruturas de substancias
orgânicas assim como as geometrias especiais das moléculas, as propriedades
físicas e químicas das moléculas ponto de fusão e ponto de ebulição.
Além de compreender sua atuação em nosso
cotidiano como na fabricação de tintas solventes, a vasta quantidade de
plástico e diferença entre eles e como os medicamentos transitam em nosso
organismo.
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Estruturas e propriedades físicas dos compostos
orgânicos.
Isomeria em química orgânica.
Reações de Adição, eliminação e substituição.
O caráter Ácido Básico na Química Orgânica.
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Situações de identificação de funções mistas em
alguns compostos mais complexos como ácido lático, glicose aminoácidos
neurotransmissores, remédios e drogas.
Aulas práticas com alimentos preparados em casa
ou na escola transformações químicas em seu preparo principalmente com o uso
do fogo e cada grupo deve explicar a composição química dos alimentos
transformações ocorridas durante a preparação e os produtos da digestão.
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Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
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A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas
exposições das atividades em sala de aula.
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Eticildo Lopes de Oliveira. Rio Branco, 04 de Agosto 2014.
REFERÊNCIAS:
1. FELTREE,
Ricardo; Química Geral, volume 3, 6º edição, São Paulo, Moderna, 2004
2. PERUZZO,
Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite; Química na abordagem do cotidiano,
volume 3, 4º edição, São Paulo, Moderna, 2010
3. REIS,
Martha: Química Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia, volume 3, 1° edição, São
Paulo, FTD 2010.
4. Acre,
Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (caderno 1
de química). Rio Branco, 2010, disponível em www.see.ac.br.
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